terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ricota! Que figura...










Ah! Essa tal de “Ricota”.
Fomos apresentados há pouco tempo. Não foi aquele amor a primeira mordida. Mas rolou uma simpatia. Aquele jeito quietinho dela, branquinha e porosa, ali parada, me olhando, cativou demais.
Mas já no primeiro encontro, veio a surpresa. A ricota, não tem gosto ou tem gosto de “Ricota”.
Então, eu pensei.
Desse jeito, a ricota vai morrer só.
Que ledo engano! A ricota, ta sempre bem acompanhada.
Eu já vi ricota em saladas, em pratos chiques, em sanduíches coloridos, sempre se achando a estrela do espetáculo gastronômico.
Mas confesso, gostei do simples contraste da alva ricota com a negritude do pão integral.  
A ricota não é doce e nem salgada. 
Não embucha e nem deixa o estomago vazio.
Que mistério!
Bem que a ricota poderia ser gostosa. Alimento, daqueles que a gente enche a boca, mal consegue mastigar.
E se, a ricota... Hum!
Quem sabe... Ela poderia ter um flerte com o Parmesão.
Seus filhos mais saborosos seriam o Ricotão e a Parmecota.
Tudo mudaria!  Até na pizza, a ricota reinaria.

Senhor! Aceita pizza de ricota com tomate seco?
Hum! Adeus amarga rúcula! Não sei, se combina. Mas aceito sim!

A ricota ameniza a angústia feminina. Pois as mulheres teimam em dizer, que precisam perder dois quilos. Uma ricotinha, sempre cai bem nessas horas!
Santo queijinho!
Mas fazer o que.
Agora, esse laticínio sem gosto, faz parte da minha vida.
Está alojada em minha geladeira. Se achando a dona do pedaço.
Às vezes por inteira, outras pela metade.
Mas está ali, esperando o grande parceiro pão integral.
Pois, é preciso.
E nada melhor, que os conselhos da ricota, pra gente entender que precisamos viver saudavelmente.
Mudar hábitos e escolhas.
A ricota esta ali, tranquila, na dela.
Eu aqui! Com dez quilos a menos e um desejo enorme de emagrecer ainda mais, com muita saúde, é claro.
É! Essa ricota sem sabor, sem saber.
Deu um gosto delicioso pra minha vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário